Na manhã desta quinta-feira (25), a Escola Estadual Francisco Costa veio conhecer a Câmara Municipal.
O “Escola no Legislativo” é um programa de visitas de estudantes aos espaços da Câmara Municipal, que começa a ser desenvolvido, com o objetivo de levar aos alunos do ensino público e privado do nosso município, maiores conhecimentos sobre o processo legislativo, a função dos Vereadores e o funcionamento da Câmara Municipal.
O presidente da Câmara, vereador Júnior Oscar recepcionou os alunos com muita gratidão. Segundo afirmou, é mais um passo importante que a Câmara dá, abrindo as portas para a comunidade e anunciou para a próxima Sessão uma moção de aplausos à Escola Francisco Costa por participar dessa iniciativa.
“Com esta primeira visita, percebemos a importância de trazer nossos alunos à Câmara, para que eles tenham uma vivência do que é o Poder Legislativo, aprendam um pouco mais sobre cidadania e conheçam seus direitos e deveres”, concluiu o presidente.
Na ocasião, os estudantes do Fundamental II (6°, 7°, 8° e 9 ° anos) participaram de uma palestra, ministrada pelo assessor de Imprensa da Câmara, Valmir César, e aprenderam sobre as funções do Poder Legislativo Municipal, o funcionamento de uma sessão na Câmara, o processo legislativo e as formas de participação dos cidadãos nas demandas da Câmara.
A Escola Francisco Costa deu início, recentemente, a um importante processo que foi a eleição e posse de líderes e vice-líderes das turmas, promovendo assim, o desenvolvimento e o fortalecimento do protagonismo estudantil e o espírito de cidadania e democracia no ambiente escolar. Durante a visita, os líderes e vice-líderes vivenciaram um momento especial. Sob aplausos de todos os presentes adentraram ao plenário, tomando o assento dos 9 vereadores, um gesto importante: viveram esse momento especial porque foram eleitos, após processo de amplo debate democrático, pelos demais alunos como seus representantes.
Ao falar sobre a atividade, o Diretor da Escola, o Professor Devid Wallas lembrou da consonância com o Dia da Juventude Constitucionalista, comemorado no último dia 23 de maio.
“Além dos conteúdos didáticos-pedagógicos em sala de aula, o ensino aprendizagem deve romper os muros da escola e possibilitar conhecimentos aos alunos através de práticas como essas que fortalecem os valores de cidadania e participação na sociedade” disse.