Quinta-feira é o dia da popular hashtag #tbt, acrônimo para “throwback thursday”, expressão inglesa que pode ser traduzida livremente como “quinta-feira das lembranças”. Por que não aproveitarmos esse dia para relembrarmos um pouco da nossa história?
Este novo espaço “Hoje é dia de TBT/História” que começamos aqui, em nossas Redes Sociais, trará imagens, vídeos, documentos do nosso acervo… que fazem parte da história da nossa Casa Legislativa. Você também pode deixar nos comentários, mais informações que possam contribuir com o resgate da memória histórica da nossa câmara. Sua contribuição será muito importante!
Iniciamos hoje, relembrando uma das primeiras placas existentes no mural histórico da Galeria da Câmara, com os vereadores que compunham a legislatura 1989-1992. Inspirados pela Assembleia Nacional Constituinte de 1987/1988, os vereadores instalaram no ano de 1990, a versão municipal para redigir e discutir a Lei Orgânica do Município, que está em vigor até os dias de hoje e que serve como a Constituição Municipal de Duas Estradas, a lei mais importante que rege a nossa cidade. Foram cidadãos que muito contribuíram para o desenvolvimento da cidade, elaborando a nossa Lei Orgânica, um conjunto de normas que regula a administração dos Poderes Executivo e Legislativo, suas atribuições e competências.
A LO está estruturada em cinco títulos: I – Disposição preliminares, II – Da competência Municipal, III – Do Governo Municipal, IV – Da Administração Municipal, V – Disposições finais e transitórias.
Na época, o Prefeito Municipal era Zacarias Maurício de Pontes e o vice, José Pereira da Silva (Zé Davi). A Câmara de vereadores de Duas Estradas era composta por 9 cadeiras e os vereadores constituintes da Lei Orgânica foram:
Presidente: Adailton Alves de Souza
Vice-presidente: Luiz Gomes da Silva
Primeiro secretário: José Alberto Ferreira
Segundo Secretário: Luiz Pedro Francelino
DEMAIS VEREADORES:
Antônio Muniz
Eli Freire dos Santos
João Ferreira Custódio
Aluízio da Costa Lima
Geraldo Vieira da Silva
Fonte: ASCOM